Skip to main content

BNZ em foco

Controladoria Jurídica e seus benefícios

Publicada em: 14/09/23

21/06/2016

A advocacia tem evoluído e, com ela, a necessidade de um aprimoramento no campo organizacional. Com base nisso nasceu a controladoria jurídica, sendo atualmente uma das técnicas mais inovadoras no ramo jurídico. Basicamente, trata-se de separar a atividade de produção jurídica (ou técnico jurídico) da atividade de gestão jurídica.

A função essencial da controladoria jurídica é oferecer apoio ao setor de produção jurídica, deste modo absorvendo todas as atividades de suporte/burocráticas, como cadastros no sistema interno do escritório, cadastro no sistema dos clientes, ações a serem ajuizadas, gestão de correspondentes, controle de publicações, controle de prazos, distribuição de diligências para estagiários junto a Órgãos Públicos e Privados, controle de audiências, suporte nos processos eletrônicos, digitalizações, relatórios para clientes e análise de resultados entre outros.

Por conseguinte, a implantação da controladoria traz para o escritório inúmeras vantagens. Uma delas seria o ganho de produtividade do setor de produção jurídica, retirando do setor técnico atividades delegáveis como supramencionado. Logo, haveria dedicação exclusiva do corpo de advogados ao trabalho técnico propriamente dito, ou seja, na realização de peticionamentos, atendimento aos clientes, pareceres, audiências, sustentações orais, consultoria, atendimento aos clientes, etc.

Neste sentido, a controladoria fornece uma base sólida ao setor técnico, podendo assim trabalhar com foco, oferecendo maior tempo para elaboração de novas teses, eventual grupo de estudo no escritório ou para uma especialização em sua área. Ou seja, o ganho de tempo é evidente, possibilitando um aumento na capacidade produtiva.

Insta salientar que a adoção da controladoria é atualmente a principal ferramenta para gerir a produção jurídica, sendo comprovadamente validada por diversos escritórios, inclusive a Procuradoria Federal em Canoas/RS, tendo em vista que se utilizou do mesmo instrumento como base para organizar o fluxo interno dos processos, controle de prazos e demais procedimentos.

Nesse toar, a controladoria jurídica é a principal responsável por zelar pelo software de gestão do escritório, mantendo padronizado e atualizado, além de fiscalizar se os procedimentos do escritório estão sendo devidamente seguidos.

A maior vantagem de sua implantação é dar suporte eficiente e diligente ao corpo técnico, coibir a perda de prazos, evitar o retrabalho, realizar o apoio jurídico e extrair dados gerenciais, garantindo ganho geral de produtividade. Em virtude disso, nos escritórios de advocacia mais conceituados, a controladoria jurídica é realidade, por ser notadamente imprescindível.


Igor Pereira de Oliveira

Uma seleção dos principais temas do campo jurídico especialmente para você